Migrando do Ghost para o GitHub Pages

Há pouco mais de 1 mês o blog ficava em um cloud e rodava com a plataforma de blog Ghost, e ficou assim por quase 1 ano de existência. O blog é pequeno, tem poucos acessos, e então eu não notava nenhuma vantagem em se ter um cloud, e ter que ficar atualizando a versão do Ghost, além de ter que acabar fazendo algumas alterações no debian/nginx/node de vez em quando.

A única grande vantagem que eu sempre enxergava era a possibilidade de utilizar o Let’s Encrpy para o SSL. Mas no final, acabei migrando todo o blog para GitHub Pages, utilizando o Jekyll para fazer a mágica de transformar os arquivos markdown em um blog.

Tema

Uma coisa que gostava no Ghost era o visual, e queria ter algo parecido no Jekyll, foi aí que encontrei o https://github.com/rosario/kasper, um tema baseado no Casper do Ghost, utilizei ele para dar o bootstrap no projeto.

Administrando

O painel administrativo do Ghost também era bem completo, queria algo parecido para poder gerenciar os posts (arquivos markdown), achei o https://github.com/jekyll/jekyll-admin para fazer este trabalho. Assim eu vou escrevendo os posts localmente, e quando acabo eu faço um push para o github.

SSL

Como não consigo mais utilizar o Let’s Encrypt, tive que partir para outras alternativas, uma que encontrei foi deixar o DNS do blog no Cloudflare e utilizar o SSL gratuíto deles.

Finalizando

Deu um bom trabalho transformar todos os posts em arquivos markdown, e deixar o blog redondo com a utilização alguns plugins, mas o resultado final foi bem legal. Para finalizar quero listar todas as vantagens e desvantagens que eu percebi desta mudança:

Vantagens:

  • É grátis, não tenho mais o custo de um cloud;
  • Não preciso gerenciar atualizações no sistema operacional e nem preocupar com a segurança da máquina;
  • Não preciso atualizar o Ghost e nem o Node.js;
  • Não preciso fazer nenhuma configuração de nginx, systemd, nodemon, etc;
  • Nunca vou precisar me preocupar com reconfiguração de tudo isso acima.

Desvantagens:

  • Não consigo escrever os rascunhos quando só tenho o browser como ferramenta;
  • Não posso mais o utilizar o Let’s Encrypt para o SSL.